Backup de pastas, arquivos e sistema, qual a melhor alternativa

Pequenas, médias ou grandes empresas passaram a depender de cópia de sistemas e muitas vezes de uma copia total do Windows, entenda mais sobre o que é o Backup e quais os tipos de backup ideal para sua empresa

Tipos de backup ideal para sua empresa

Tipos de backup ideal para sua empresa

A solução para o erro ou falha no armazenamento de dados é o backup, sua empresa está preparada para lidar com desastres? O cenário de um servidor Windows onde todos os arquivos da empresa estão salvos “corromper” e ou até mesmo um HDD ou SSD falhar (queimar, dar problema na placa, enfim, parar de funcionar) deixa qualquer empresário ou responsável pelo T.i. da empresa em desespero.

Não estamos nem falando das invasões que atualmente acontecem a velocidades galopantes. Todos já viram os casos das mega empresas que tiveram servidores invadidos, se você não viu, clique aqui e confira a lista (e a lista é grande).

Desastre com dados: Plano de restabelecimento ultra rápido baseado em dados, fonte: Septe Inteligência (Soluções de Backup para Empresas)

Entenda: O que é Backup e porque sua empresa precisa?

Normalmente o backup (também conhecido como cópia de segurança ou reserva) é uma tarefa administrativa de responsabilidade do administrador do sistema. Simplificadamente trata-se de uma cópia da informação contida em um banco de dados local ou remoto, sendo, na prática, uma réplica dos dados originais atuais, guardados em um outro local seguro. As cópias de segurança são fundamentais em qualquer sistema. No caso de uma pane mais séria no sistema, somente estas podem devolver os arquivos do usuário de volta.

Quais os tipos de Backup que existem ? Sim, existe tipos de Backup.

Existem alguns tipos de Backup’s que você pode escolher de acordo com a sua necessidade, tais como:

Backup do Sistema Operacional, ideal para recuperação rápida e em caso de desastre faz a empresa voltar a ativa rapidamente.

Existem mídias para Backup’s, onde o backup é armazenado ?

Sim. Podemos citar 4 tipos de mídia (formatos onde o backup pode ser armazenados), confira a seguir:

  1. Fitas – A fita é o mais tradicional meio de cópia de dados. Pode ser armazenada na própria empresa ou fora dela. Também pode ser descarregada em uma máquina de contingência da empresa ou em máquina contratada de algum prestador de serviços de contingência.
  2. – Discos – São os HDs. Os discos levam vantagem sobre as fitas com relação à velocidade de acesso; são rápidos na busca da
    informação e têm boa taxa de transferência de dados, mas perdem em espaço.
  3. Mídias Ópticas – São todas as mídias que armazenam os dados por reflexão ou marcação. Entram nessa categoria as fitas perfuradas, que usam leitura óptica como mídia de marcação e os DVD’s (Digital Versátile Disc).e CD’s, como mídias de reflexão.
  4. Mídias Magneto-ópticas – Ainda pouco utilizadas, podem ser discos ou fitas. Os discos possuem uma capacidade um pouco superior aos discos convencionais e taxas de transferência semelhantes. Pode-se usar qualquer tipo de mídia para fazer backup. CD-R, DVD-R e Fitas WORM são ideais para gravar dados que se têm para manter por longos períodos de tempo.

O que podemos concluir ? Separamos 5 sugestões para que sua empresa fique pronta para lidar com desastres e tenha um plano de continuidade de operação, mesmo após eventos como a perda de todos os dados:

a) Tão importante quanto fazer o backup é saber onde ele será armazenado.

b) Nunca armazene o BACKUP no mesmo computador ou servidor onde estão os dados em uso, recomenda-se em uma localização remota, pois em caso de incêndio ou enchente, a o backup será comprometido juntamente com os originais.

c) Contrate um Backup Gerenciado, soluções de “Storage” são completamente diferentes de soluções de “Backup”.

d) Tenha um Plano de Ação Real: Roubos, furtos e panes acontecem em qualquer lugar: Quem nunca viu a luz do Maracanã apagar durante um clássico? Então, pense, sua empresa pode perder acesso aos dados a qualquer momento, é sempre um risco iminente.

e) Faça um teste: Já tem uma solução de backup contratada? Então desligue seu servidor e entre em contato e fale: Meu servidor morreu, preciso que instale todos os nossos sistemas na Nuvem….
É aqui que você pode ser surpreendido.

Google Drive é backup; Não, Drive é um “aglutinador, armazenador”, é um disco virtual. Você não conseguirá enviar e manter a sincronia dos dados de seus sistemas no Drive, então, é preciso entender que uma chave de fenda é uma chave de fenda, um alicate é um alicate, e todos tem seu valor.

Google Drive não é Backup! Cuidado

Uma grande rede de atacadistas do Sul do Brasil se viu em más lençóis com a perda completa de todos seus sistemas de gerenciamento de precificação. O sistema utilizava backup contratado para dados e ao solicitar o acesso aos dados, levou apenas 11 dias para baixar os dados armazenados. Resultado: operação parada por 15 dias, pois quando os dados chegaram, ainda foi preciso reinstalar todos os sistemas, já que apenas pastas de arquivos eram backpeadas.

A solução de backup mais completa do Mercado para empresas que possuem alto risco de impacto em caso de desastre de dados ainda é: Backup Gerenciado com opção de recuperação emergencial em horas. Converse com alguém do time de produtos da Septe Inteligência.

Contra desastres, melhor solução para Clínicas, Hospitais e Escritórios é um Backup Gerenciado do Sistema, em caso de parada a empresa volta a ativa em poucas horas.
Sair da versão mobile