Como é o Home office na prática? Sim, da para ser produtivo em casa.

Como é trabalhar na prática de home office? Eu já pude experimentar e ainda experimento dessa incrível forma de trabalho e vou compartilhar com vocês um pouco dos benefícios que isso gerou em minha rotina e em meu trabalho.

A princípio todos nós temos um pouco de insegurança em relação ao trabalho de home office, e sempre nos fazemos algumas perguntas tais como; será que vou dar o meu melhor? Será que meu desempenho será afetado de forma negativa? Terei disciplina para com a empresa e para comigo mesmo? As respostas para essas perguntas estão mais perto e são mais simples do que você imagina.

Photo by Michael Soledad on Unsplash

 

Será que darei o meu melhor? A resposta é sim, no início essa dúvida me assombrava e me fazia ter várias ressalvas quanto à trabalhar dessa forma, mas com o tempo eu pude perceber que era justamente o contrário, quando você trabalha de home office, dar o seu melhor acaba se tornando algo que flui naturalmente, e quando você menos espera, você se vê muito animado e empenhado a bater todas suas metas.

Será que meu desempenho será afetado de forma negativa? De jeito nenhum! Estudos indicam que pessoas quando submetidas a ambientes de serviço que acabam muitas vezes sendo monótonas e repetitivos tendem a ter uma queda de desempenho significante no seu desempenho, com o home office esse problema pode ser resolvido, você passa a ter liberdade para tomar um café e comer algo quando quiser. Estudos já feitos indicam que isso é imprescindível para o rendimento do trabalhador, petiscar algo ou comer algo durante o trabalho além de restaurar e dar mais energias para o trabalhador, também pode aumentar a sua capacidade de absorção de informações e até mesmo mudar o seu ânimo.

Terei disciplina para com a empresa e para comigo mesmo? Um levantamento feito pela Owl Labs em 2019 mostrou que, embora quem trabalhe de casa acabe trabalhando mais, 71% dos entrevistados afirmaram estar felizes com seus empregos e com o modelo de trabalho que seguiam.

Esse mesmo percentual caiu para 50% entre profissionais que não faziam home office. Desde o início da pandemia, as estatísticas home office mostram que 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente. Mas o que isso significa?  Uma vez que que o trabalhador se sente mais flexível, mais feliz e mais produtivo, o fruto de seu trabalho naturalmente tende a ser mais eficaz e comprometido, ou seja, o trabalhador ao se sentir mais feliz se tornará mais comprometido e disciplinado tanto para consigo mesmo quanto para a empresa.

 

Photo by Surface on Unsplash
Sair da versão mobile