(11) 4040-6605

Falar no WhatsApp

Seus dados estão seguros. Respeitamos sua Privacidade.

Área Cliente
SEPTE
  • Nossas Soluções
    • File Server
    • Rede Local na Nuvem
    • Servidor de Arquivos
    • Backup em Nuvem
    • Servidor de E-mail
    • NPS para Empresa
    • Disco Virtual
    • FTP SFTP para Empresas
    • Servidor de Arquivos BIM
    • E-SUS na Nuvem
  • Data Center
  • Conteúdos de Valor
  • Agendar Conversa
SEPTE
Whatsapp
(11) 4040-6605
SEPTE

Falar no WhatsApp

Seus dados estão seguros. Respeitamos sua Privacidade.

Como criar Pastas de Forma Automática no Windows

Está precisando criar várias pastas ou sub-pastas de forma automática no Windows utilizando uma lista em csv, Excel ou txt? Pronto, conheça a solução (é grátis, sem custo)

por Janio
16/08/2024
Tempo de Leitura: 4 minutos para ler
A A
Se você precisa criar diversas pastas com subpastas de forma automatizada no Windows, este tutorial é ideal para você.

Se você precisa criar diversas pastas com subpastas de forma automatizada no Windows, este tutorial é ideal para você.

Envie por WhatsFacebook TwitterPublique no LInkedin

Se você precisa criar centenas ou até milhares de pastas de forma automática no Windows, seja para organização de arquivos por CPF, código de cliente ou outro critério, este tutorial é para você. Primeiramente, vamos mostrar como fazer isso usando uma planilha e um simples script BAT. Este guia é especialmente útil para empresas que precisam gerenciar uma grande quantidade de dados e pastas, por exemplo, em um sistema de FileServer ou Vendasept.

Criar várias pastas ou sub-pastas no Windows de forma automática

Passo 1: Crie uma Planilha com os Nomes das Pastas

  1. Abra uma ferramenta de planilhas: Você pode usar o Excel ou uma ferramenta de planilhas online, como o File Server em Nuvem da SEPTE.
  2. Insira os nomes das pastas: Na primeira coluna, insira os nomes das pastas que você deseja criar. Neste caso, vamos usar CPFs como exemplo, mas você pode utilizar qualquer outro critério.
  3. Remova pontuações dos CPFs: Se os nomes das pastas forem CPFs, é necessário remover os pontos e traços. Na segunda coluna, insira a seguinte fórmula para fazer essa remoção:

    excel

    =SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(A2; "."; ""); "-"; "")

    Onde A2 é a célula contendo o CPF original. Essa fórmula remove os pontos e traços, deixando apenas os números.

  4. Copie os dados sem formatação: Após aplicar a fórmula em todas as linhas necessárias, copie os resultados da segunda coluna (sem formatação) para uma nova aba na planilha.
  5. Adicione um prefixo para o comando MD: Na coluna à direita dos números de CPF, insira o prefixo MD, que é o comando do Windows para criar diretórios. Por exemplo, se o CPF é 12345678900, na coluna ao lado deve aparecer MD 12345678900.
  6. Repita o processo para todas as linhas: Se você tiver mil CPFs, faça isso para todas as mil linhas.
  7. Caso você precise criar sub-pastas dentro das pastas, siga a dica: adicione uma outra coluna no Excel com o nome das sub-pastas, quantas quiser, e utilize o comando CONCATENAR para adicionar “” e o nome da pastas, veja o exemplo abaixo:Fórmula do Excel:

    Excel, Planilhas e Planilhas no File Server em Nuvem

    =CONCATENAR("MD "; A2; "\"; A3; "\"; A4; "\"; A5)

    Explicação:

    • A2 contém o nome da pasta principal.
    • A3, A4, A5 contêm os nomes das sub-pastas.
    • A fórmula cria o comando no formato: MD nome_da_pasta\nome_da_subpasta1\nome_da_subpasta2\nome_da_subpasta3, que pode ser utilizado para criar a pasta e as sub-pastas automaticamente.

Passo 2: Crie o Script BAT (arquivo.bat)

  1. Copie as linhas: Após preparar todos os comandos MD, copie todos os dados da planilha.
  2. Abra o Bloco de Notas: No Windows, abra o Bloco de Notas e cole os comandos que você copiou da planilha.
  3. Salve como um arquivo BAT: Salve o arquivo com a extensão .bat. Por exemplo, pastas.bat. Certifique-se de selecionar “Todos os arquivos” no tipo de arquivo ao salvar, para evitar que seja salvo como .txt.

Passo 3: Execute o Script

  1. Escolha a pasta de destino: Navegue até o local onde você deseja que as pastas sejam criadas.
  2. Execute o script: Dê um duplo clique no arquivo pastas.bat que você acabou de criar. Isso executará o script e criará todas as pastas automaticamente.
  3. Verifique as pastas criadas: Após alguns segundos, todas as pastas serão criadas no local escolhido.

Criar Pastas no Windows através do Excel

Esse método é simples e eficiente, ideal para empresas que precisam organizar grandes quantidades de dados em pastas separadas, como em sistemas de File Server Cloud da SEPTE. No entanto, no Servidor de arquivos na nuvem da SEPTE, este recurso de criação automática já vem nativo, sendo um diferencial para empresas que possuem grande quantidade de pastas a serem criadas ou organizadas. Com este tutorial, você pode automatizar a criação de pastas, economizando tempo e reduzindo a chance de erros manuais.

Se você tem dúvidas ou precisa de mais informações sobre como integrar esse processo ao seu sistema de gerenciamento de arquivos, entre em contato com nossa equipe comercial e conheça nossa solução de Gestão de Arquivos em Nuvem para Empresas.

Mais conteúdos de Valor para sua Empresa

Como Proteger seus Servidores Proxmox: Guia Essencial de Backup
Blog

Como Proteger seus Servidores Proxmox: Guia Essencial de Backup

08/set/25
Utilizar essas planilhas de controle financeiro da empresa é uma maneira eficaz de organizar as finanças do seu negócio, garantindo maior clareza e assertividade nas decisões
Blog

Planilhas essenciais para o controle financeiro da empresa

01/abr/25 - Atualizada em 04/set/25
O Equilíbrio Perfeito entre Custo e Segurança reduzindo custo de licenciamento
Blog

Redução de Custos em TI: É Possível Trocar o Microsoft Office Sem Perder a Segurança?

18/ago/25 - Atualizada em 02/set/25
O Ponto Final da Resiliência: Por que o Backup Proxmox é Essencial
Blog

O Ponto Final da Resiliência: Por que o Backup Proxmox é Essencial

02/set/25
MikroTik: Per-Packet ou Per-Connection para o seu Negócio?
Blog

MikroTik: Per-Packet ou Per-Connection para o seu Negócio?

02/set/25
Failover de Link com MikroTik
Blog

Failover de Link com MikroTik: Evite Downtime na sua TI

29/ago/25
Um servidor de arquivos na nuvem para empresas é uma solução tecnológica que permite armazenar, organizar e acessar arquivos corporativos de forma remota, segura e eficiente
Blog

File Server: Servidor de arquivo na nuvem para empresa

02/abr/25 - Atualizada em 18/ago/25
Gestor preocupado com planilha que precisa ser restaurada para uma versão anterior
Blog

Como Restaurar Planilhas Alteradas | Gestão de Negócios

18/ago/25
Plano de Continuidade de Negócios: Saiba como implementar uma Política contra Desastre dos dados
Blog

Plano de Continuidade de Negócios: Saiba como implementar uma Política contra Desastre dos dados

24/fev/22 - Atualizada em 16/ago/25
Leia mais
LGPD: Controle de arquivos
Publicidade

Logo SEPTE

Somos S7 DC Data Center do Brasil, operamos em Data Center próprio 100% dedicado a armazenamento de dados corporativos.

Nossas Soluções

  • File Server
  • Backup em Nuvem
  • BIM na Nuvem
  • Servidor de E-mail
  • Armazenamento para CFTV
  • SFTP Empresarial
  • Rede Local na Nuvem
  • NPS para Empresa
  • E-SUS na Nuvem

Recursos

  • Conteúdos de Valor
  • Agende uma conversa

Suporte

  • Área do Cliente
  • Abrir Ticket

Contato

Telefone: (11) 4040-6605

E-mail: contato@septe.com.br

Av Paulista 171 4º Andar - Bela Vista
São Paulo, SP - CEP 01310-000
Fale Conosco

© 2011 - 2025 SEPTE / S7DC 35.557.151/0001-20 | Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Política de Cookies Compliance

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
×
1
2
3

Agende agora sua Demonstração de 15 minutos
Clique na data e escolha o melhor horário

Por favor, selecione uma data e um horário para a demonstração.
Selecione um horário
Por favor, informe seu nome completo.
Por favor, informe seu número de telefone (WhatsApp).
Por favor, informe o nome da sua empresa.
E-mail inválido. Verifique o formato (ex: seu.nome@empresa.com.br).
Para prosseguir, você precisa aceitar os termos de contato comercial.

Adicionar nova lista de reprodução

1
2
3

Antes do download, preencha os campos
Você receberá o link para download no seu e-mail.

Preencha este campo
Preencha com um e-mail válido
Você deve aceitar os termos
  • Nossas Soluções
    • File Server
    • Rede Local na Nuvem
    • Servidor de Arquivos
    • Backup em Nuvem
    • Servidor de E-mail
    • NPS para Empresa
    • Disco Virtual
    • FTP SFTP para Empresas
    • Servidor de Arquivos BIM
    • E-SUS na Nuvem
  • Data Center
  • Conteúdos de Valor
  • Agendar Conversa

© 2013 - 2025 Septe Inteligência