(11) 4040-6605
Whatsapp
Área Cliente
Septe Inteligência
  • Nuvem
    • File Server
    • Servidor de Arquivo
    • Backup
    • E-mail
  • File Server
  • Servidor de E-mail
  • Backup Cloud
  • NPS
  • Blog
  • Contato
Septe Inteligência
Whatsapp
(11) 4040-6605
Septe
Vamos conversar?

Como criar Pastas de Forma Automática no Windows

Está precisando criar várias pastas ou sub-pastas de forma automática no Windows utilizando uma lista em csv, Excel ou txt? Pronto, conheça a solução (é grátis, sem custo)

por Janio
16/08/2024
Tempo de Leitura: 4 minutos para ler
A A
Se você precisa criar diversas pastas com subpastas de forma automatizada no Windows, este tutorial é ideal para você.

Se você precisa criar diversas pastas com subpastas de forma automatizada no Windows, este tutorial é ideal para você.

Envie por WhatsFacebook TwitterPublique no LInkedin

Se você precisa criar centenas ou até milhares de pastas de forma automática no Windows, seja para organização de arquivos por CPF, código de cliente ou outro critério, este tutorial é para você. Primeiramente, vamos mostrar como fazer isso usando uma planilha e um simples script BAT. Este guia é especialmente útil para empresas que precisam gerenciar uma grande quantidade de dados e pastas, por exemplo, em um sistema de FileServer ou Vendasept.

Criar várias pastas ou sub-pastas no Windows de forma automática

Passo 1: Crie uma Planilha com os Nomes das Pastas

  1. Abra uma ferramenta de planilhas: Você pode usar o Excel ou uma ferramenta de planilhas online, como o File Server em Nuvem da SEPTE.
  2. Insira os nomes das pastas: Na primeira coluna, insira os nomes das pastas que você deseja criar. Neste caso, vamos usar CPFs como exemplo, mas você pode utilizar qualquer outro critério.
  3. Remova pontuações dos CPFs: Se os nomes das pastas forem CPFs, é necessário remover os pontos e traços. Na segunda coluna, insira a seguinte fórmula para fazer essa remoção:

    excel

    =SUBSTITUIR(SUBSTITUIR(A2; "."; ""); "-"; "")

    Onde A2 é a célula contendo o CPF original. Essa fórmula remove os pontos e traços, deixando apenas os números.

  4. Tecnologia& Segurança

    O Guia Definitivo de Backup para Empresas: Proteja Seus Dados e Garanta a Continuidade do Seu Negócio

    Backup de imagem de sistema operacional, porque você precisa disso?

  5. Copie os dados sem formatação: Após aplicar a fórmula em todas as linhas necessárias, copie os resultados da segunda coluna (sem formatação) para uma nova aba na planilha.
  6. Adicione um prefixo para o comando MD: Na coluna à direita dos números de CPF, insira o prefixo MD, que é o comando do Windows para criar diretórios. Por exemplo, se o CPF é 12345678900, na coluna ao lado deve aparecer MD 12345678900.
  7. Repita o processo para todas as linhas: Se você tiver mil CPFs, faça isso para todas as mil linhas.
  8. Caso você precise criar sub-pastas dentro das pastas, siga a dica: adicione uma outra coluna no Excel com o nome das sub-pastas, quantas quiser, e utilize o comando CONCATENAR para adicionar “” e o nome da pastas, veja o exemplo abaixo:Fórmula do Excel:

    Excel, Planilhas e Planilhas no File Server em Nuvem

    =CONCATENAR("MD "; A2; "\"; A3; "\"; A4; "\"; A5)

    Explicação:

    • A2 contém o nome da pasta principal.
    • A3, A4, A5 contêm os nomes das sub-pastas.
    • A fórmula cria o comando no formato: MD nome_da_pasta\nome_da_subpasta1\nome_da_subpasta2\nome_da_subpasta3, que pode ser utilizado para criar a pasta e as sub-pastas automaticamente.

Passo 2: Crie o Script BAT (arquivo.bat)

  1. Copie as linhas: Após preparar todos os comandos MD, copie todos os dados da planilha.
  2. Abra o Bloco de Notas: No Windows, abra o Bloco de Notas e cole os comandos que você copiou da planilha.
  3. Salve como um arquivo BAT: Salve o arquivo com a extensão .bat. Por exemplo, pastas.bat. Certifique-se de selecionar “Todos os arquivos” no tipo de arquivo ao salvar, para evitar que seja salvo como .txt.

Passo 3: Execute o Script

  1. Escolha a pasta de destino: Navegue até o local onde você deseja que as pastas sejam criadas.
  2. Execute o script: Dê um duplo clique no arquivo pastas.bat que você acabou de criar. Isso executará o script e criará todas as pastas automaticamente.
  3. Verifique as pastas criadas: Após alguns segundos, todas as pastas serão criadas no local escolhido.

Criar Pastas no Windows através do Excel

Esse método é simples e eficiente, ideal para empresas que precisam organizar grandes quantidades de dados em pastas separadas, como em sistemas de File Server Cloud da SEPTE. No entanto, no Servidor de arquivos na nuvem da SEPTE, este recurso de criação automática já vem nativo, sendo um diferencial para empresas que possuem grande quantidade de pastas a serem criadas ou organizadas. Com este tutorial, você pode automatizar a criação de pastas, economizando tempo e reduzindo a chance de erros manuais.

Se você tem dúvidas ou precisa de mais informações sobre como integrar esse processo ao seu sistema de gerenciamento de arquivos, entre em contato com nossa equipe comercial e conheça nossa solução de Gestão de Arquivos em Nuvem para Empresas.

Relacionado/ Conteúdos

Backup online: Solução de backup em nuvem para empresas, com monitoramento e recursos que oferecem segurança
Blog

Backup online: Uma solução segura e acessível para sua empresa

17/nov/23 - Atualizada em 21/jun/25
Tipos de backup ideal para sua empresa
Blog

Guia Completo: Os Tipos de Backup Essenciais para a Segurança da Sua Empresa

29/jan/22 - Atualizada em 21/jun/25
Ferramenta de Gestão de Arquivos em Nuvem: Melhores Práticas
Blog

Backup de dados importantes com baixo custo, segurança e rapidez

01/mar/21 - Atualizada em 21/jun/25
Conheça a solução de Backup que mantém seu sistema operacional 100% disponível para reinstalação
Blog

Backup de PC completo. Todo windows, pasta e programas na nuvem

28/fev/21 - Atualizada em 21/jun/25
Transformação Digital
Blog

Backup Incremental: Proteja a Reputação da Sua Empresa com Recuperação Rápida de Dados

01/mar/21 - Atualizada em 20/jun/25
Como armazenar e sincronizar arquivos na nuvem com segurança
Blog

Como armazenar e sincronizar arquivos na nuvem com segurança

01/abr/25 - Atualizada em 08/jun/25
Baixe a planilha de Matriz 9-Box completa: dividida em nove quadrantes, formados pela intersecção de três níveis de desempenho (baixo, médio, alto)
Blog

Planilha Matriz 9-box: a ferramenta pronta e como preencher

29/jan/24 - Atualizada em 08/jun/25
Um servidor de arquivos na nuvem para empresas é uma solução tecnológica que permite armazenar, organizar e acessar arquivos corporativos de forma remota, segura e eficiente
Blog

File Server: Servidor de arquivo na nuvem para empresa

02/abr/25 - Atualizada em 08/jun/25
Leia mais
  • Nuvem
    • File Server
    • Servidor de Arquivo
    • Backup
    • E-mail
  • File Server
  • Servidor de E-mail
  • Backup Cloud
  • NPS
  • Blog
  • Contato

11 4040-6605

Av Paulista, 171, 4º Andar, São Paulo - SP
CEP: 01310-000

Siga nossas redes sociais

Parceiros

Privacidade | Termos de Uso | LGPD

Copyright © 2025 Septe | Data Center do Brasil.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
×
1
2
3

Antes de contratar, veja o File Server Cloud em ação
Selecione o melhor horário para apresentação de 15 minutos ao vivo.

Insira seu nome completo
Insira seu número de telefone
Preencha com um e-mail válido
Selecione uma data e horário
Você deve aceitar os termos

Adicionar nova lista de reprodução

1
2
3

Antes do download, preencha os campos
Você receberá o link para download no seu e-mail.

Preencha este campo
Preencha com um e-mail válido
Você deve aceitar os termos
  • Nuvem
    • File Server
    • Servidor de Arquivo
    • Backup
    • E-mail
  • File Server
  • Servidor de E-mail
  • Backup Cloud
  • NPS
  • Blog
  • Contato

© 2013 - 2025 Septe Inteligência